Todos sabemos que uma das coisas mais difíceis de superar quando se trata de procurar um emprego, é a entrevista de emprego.
De fato, tornar-se o candidato escolhido para preencher uma vaga de emprego é uma grande conquista. Infelizmente, uma das razões pelas quais podemos falhar ao enfrentar uma entrevista, é não nos preparar adequadamente.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os principais erros de uma entrevista de emprego, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
5 erros fatais em uma entrevista de emprego
Parecer desinteressado
Isso incomoda demais os empregadores. Se não demonstrar interesse em conseguir o emprego, ninguém estará interessado em contratá-lo.
Para demostrar interesse, chegue a tempo, vestido adequadamente e desligue seu celular.
Faça perguntas inteligentes que indiquem que você pesquisou sobre a vaga e evite aquelas que pareçam triviais ou que possam ser respondidas em 30 segundos com uma pesquisa no Google ou dando uma olhada no site da empresa.
A maioria dos empregadores tem mais candidatos do que precisam ou querem, por isso vão ignorar aqueles desinteressados.
Não estar preparado
Se você mostrar uma óbvia falta de preparo, você perderá imediatamente a oportunidade. Não podemos enganar ninguém, a falta de conhecimento geralmente se torna evidente instantaneamente.
Em vez disso: prepare-se!
A preparação irá ajudá-lo a mostrar que você é o candidato certo para ocupar o cargo. Além disso, você terá um melhor desempenho na entrevista, estando pronto para enfrentar qualquer pergunta.
Para se preparar para a sua entrevista, faça o seguinte:
- Analise a descrição da vaga e como você pode ser o melhor candidato.
- Tente saber as respostas às perguntas comuns que podem ser feitas em uma entrevista.
- Pesquise sobre a empresa e o empregador.
- Procure conhecer os tempos de deslocamento para chegar cedo e desempenhar um bom papel na entrevista.
Compartilhar muita informação
Há pessoas que, ao responder a uma pergunta durante uma entrevista de emprego, falam mais ou tentam enganar o entrevistador. Não é nada inteligente fazer um ou outro.
Dizer mentiras não é nada útil, mas também não aborreça o entrevistador com detalhes desnecessários ou compartilhe muita informação.
Em vez disso, tente ser assertivo e responder de forma concreta. Você também pode finalizar suas respostas levantando alguma dúvida relevante e pense que se eles quiserem saber mais detalhes sobre você, eles vão perguntar.
Ficar com raiva
Ninguém quer contratar uma pessoa zangada, pois elas podem intimidar seus colegas de trabalho ou clientes ou ter uma personalidade abusiva.
Além disso, não são bons elementos para um local de trabalho feliz ou um negócio próspero.
Portanto, se você está com raiva por estar desempregado, ou por ter sofrido na viagem para chegar à entrevista, ou por problemas pessoais ou qualquer outra coisa, você deve descartar a raiva antes da entrevista, pelo menos temporariamente.
Ter uma linguagem corporal negativa
Se você nunca sorrir, cumprimentar com um aperto de mão muito fraco e não fizer contato visual com seu entrevistador, você parecerá uma pessoa muito tímida, deslocada ou desinteressada.
De fato, é melhor mostrar interesse e entusiasmo. Se você é uma pessoa naturalmente tímida e introvertida, expresse seu entusiasmo ao seu estilo, mas que seja convincente.
Aqui estão outros erros comuns que você deve evitar:
- Estar muito inquieto.
- Flertar ou ter qualquer outro comportamento inapropriado.
- Brincar constantemente com o cabelo ou tocar o rosto.
- Manter uma má postura do corpo.
- Cruzar os braços sobre o peito.
- Fazer uso exagerado de gestos com as mãos.
- Ver o relógio ou o celular.
Gostou de saber mais sobre os principais erros de uma entrevista de emprego? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Criado por Caroline Schwabel.